SEDESP - SINDICATO DOS EMPREGADORES DOMÉSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
   
 
 
WhatsApp: (11) 93299-5857
(somente mensagens de texto)
 
HOME
 
QUEM SOMOS
 
NOTÍCIAS
 
JURÍDICO
 
E-SOCIAL DOMÉSTICO
 
PLANOS
 
CONTATO
 
SEDESP - SINDICATO DOS EMPREGADORES DOMÉSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Notícias e Novidades
 
Editais
 
Informativos
 

NOTÍCIAS E NOVIDADES

Not�cia - 18/04/2022 - Como fica o vale-transporte da empregada doméstica em 2022? 18/04/2022 - Como fica o vale-transporte da empregada doméstica em 2022?

Comumente no início do ano, diversas cidades brasileiras reajustam os valores das passagens para o transporte público. Os aumentos atingem ônibus, trens, metros e barcas, dependendo de cada local.

Os aumentos impactam de forma mais sensível quem utiliza o transporte coletivo diariamente. Isto inclui os trabalhadores domésticos, e consequentemente, os patrões. O vale-transporte é um direito do empregado e um dever do empregador.

Para que serve o vale-transporte?

O patrão doméstico adianta mensalmente o valor das passagens necessárias ao empregado para ir e voltar de sua residência para o local de trabalho. A quantidade e os tipos de transportes necessários para o trajeto são definidos na contratação.

O patrão deverá descontar 6% referente ao vale-transporte do salário do empregado, desde que o desconto não seja maior que o valor das passagens.

Reajuste de passagem para empregada doméstica

Antes do patrão doméstico conceder o reajuste de passagem, é necessário confirmar os novos valores do transporte da doméstica, que podem variar de acordo com cada localidade. Recomendamos fazer uma consulta prévia nos sites oficias do governo (prefeituras) da sua localidade.

O pagamento do vale-transporte pode ser feito em dinheiro?

O pagamento do vale-transporte para a categoria do emprego doméstico poderá ser feito em dinheiro, porém, recomendamos que todo patrão confira em sua região se há benefício do vale-transporte eletrônico e até mesmo redução do valor da passagem, conforme a renda.

É importante lembrar que o valor deve ser necessário para cobrir todo o mês, com base nos meios de transportes utilizados pelo empregado, seja ônibus, trem, metrô, barca e outros.

Também deverá ser feito um recibo de vale-transporte para que o trabalhador assine constando o recebimento do benefício. É de extrema importância que o patrão guarde os recibos


 
SEDESP - SINDICATO DOS EMPREGADORES DOMÉSTICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Atendimento:
(11) 3151-2587 / 3129-9916
(11) 93299-5857
(Não atendemos chamadas, apenas Whatsapp)
 
INSTITUCIONAL   Jurídico PLANOS
ENDEREÇO:
Palavra do Presidente   Serviços Associe-se
Rua da Consolação, 222
4º andar - Sala 407
São Paulo / SP - CEP 01302-000

WhatsApp:
(11) 93299-5857
(Não atendemos chamadas, apenas Whatsapp)

Histórico

 

Atendimento

Porque se Associar?

Certidão Sindical

 

Convenções e Acordos

Planos

Categorias

  Notícias Serviços Avulsos

Missão

 

Notícias e Novidades

 

Base Territorial

 

Editais

 

Obrigatoriedades

  Informativos  
       
14988